E-portefólio pessoal
04 de Novembro de 2007

 

 

 

Recorrendo à minha memória vou tentar recordar as vivências que tive com as TIC no contexto escolar.

Referindo-me ao ensino não superior, os conhecimentos que adquiri sobre as novas tecnologias foram-me ensinadas nas disciplinas  Introdução às Tecnologias de Informação (ITI) I e II, no 10º e 11º ano de escolaridade. Para além desses conhecimentos apenas contactava com as TIC em aulas onde os professores usassem retroprojector e (raramente) computador. Quando o computador era usado era basicamente para apresentações em PowerPoint para a transmissão de conteúdos. No entanto o interesse pelas novas tecnologias foi surgindo...

No ensino superior a adesão, por parte dos professores, às TIC é bastante maior (tendo em conta a minha experiência como aluna). Na universidade foi-me, para além de ensinado, incutido o uso das TIC . Conheci ferramentas gráficas e de cálculo (Mathematica , MatLab , R) e aprendi a usar mais adequadamente a internet, assim como os motores de busca e sites.

Agora nesta unidade curricular, Educação e Multimédia, estou a usar blogues, uma plataforma de gestão de aprendizagens (Moodle) e estou a conhecer outros programas como o MovieMaker . 

Para além de saber que ainda há muito a conhecer e a aprender, pois as TIC evoluíram e estarão sempre a evoluir sinto-me preparada e motivada para essa evolução e capaz de me adaptar a ela.

publicado por Diana Oliveira às 17:32
sinto-me:
tags:
Que bom! A capacidade de adaptação e de reacção à mudança é fundamental nos dias de hoje. Mantém esse espírito e procura no futuro contribuir para a dinamização dos uso das TIC no ensino não superior.
Prof. Maria João Gomes a 12 de Novembro de 2007 às 06:53
Um outro comentário :)
Espero que esta UC não sirva apenas para contactares com novos programas e serviços relacionados com as TIC mas também, e principalmente, para contactares com diferentes perspectivas de utilização pedagógica dos mesmos! O meu esforço é no sentido de que a UC curricular vos faça reflectir sobre o potencial das TIC no domínio da educação.
Prof. Maria João Gomes a 12 de Novembro de 2007 às 06:57
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
Posts mais comentados
4 comentários
4 comentários
3 comentários
últ. comentários
Como os alunos de hoje em dia são "nativos digitai...
É praticamente impossível criar um sistema impenet...
E não existe, em informática, sistemas infaliveis ...
LOL....Pena que não se possa vê-los a jogar também...
Vou experimentar misturar a minha cara com a do Br...
mais sobre mim
pesquisar neste blog