Recorrendo à minha memória vou tentar recordar as vivências que tive com as TIC no contexto escolar.
Referindo-me ao ensino não superior, os conhecimentos que adquiri sobre as novas tecnologias foram-me ensinadas nas disciplinas Introdução às Tecnologias de Informação (ITI) I e II, no 10º e 11º ano de escolaridade. Para além desses conhecimentos apenas contactava com as TIC em aulas onde os professores usassem retroprojector e (raramente) computador. Quando o computador era usado era basicamente para apresentações em PowerPoint para a transmissão de conteúdos. No entanto o interesse pelas novas tecnologias foi surgindo...
No ensino superior a adesão, por parte dos professores, às TIC é bastante maior (tendo em conta a minha experiência como aluna). Na universidade foi-me, para além de ensinado, incutido o uso das TIC . Conheci ferramentas gráficas e de cálculo (Mathematica , MatLab , R) e aprendi a usar mais adequadamente a internet, assim como os motores de busca e sites.
Agora nesta unidade curricular, Educação e Multimédia, estou a usar blogues, uma plataforma de gestão de aprendizagens (Moodle) e estou a conhecer outros programas como o MovieMaker .
Para além de saber que ainda há muito a conhecer e a aprender, pois as TIC evoluíram e estarão sempre a evoluir sinto-me preparada e motivada para essa evolução e capaz de me adaptar a ela.