E-portefólio pessoal
23 de Agosto de 2009

"Maldito Profe!" é uma tradução portuguesa do livro "Sale Prof!" do autor francês Nicolas Revol (1999) e foi uma das minhas leituras destas férias de Verão. O autor fala-nos da realidade escolar de uma escola dos arredores de Paris no ano lectivo 1998/99 onde foi colocado, descreve o quotidiano violento e hostil que viveu e dá o seu testemunho quanto à agressão a que foi sujeito por um dos seus alunos. Vítima de várias agressões verbais e de uma física consegue mostrar ao mundo um pouco da realidade das escolas problemáticas, como o próprio as chama, dizendo que:

 

"Os professores não gostam muito de se abrir sobre as suas experiências. Pessoalmente, decidi dar o meu testemunho. Porquê? Porque me parece que não podemos continuar a agir como se nada se passasse. Porque gosto do meu ofício de professor e dos meus alunos; e ainda porque o primeiro passo a dar para resolver os problemas é falar deles livremente, sem dissimulações. Porque, se nada fizermos, um destes dias a realidade vai acabar por nos explodir nas mãos." NICOLAS REVOL

 

 Este livro fez-me reflectir sobre várias situações que acontecem nas escolas e sobre as decisões que devem ser tomadas. Não há receitas nem formas de evitar a violência escolar, no entanto, há que reflectir sobre ela e tomar consciência de que ela existe e de que, nós professores, temos que lidar com ela. Podemos tomar medidas mais ou menos adequadas mas o que é certo é que, não é ignorando o problema, que ele deixa de existir. Ainda não vivi nenhuma situação de violência de qualquer tipo, mas já no estágio pude ver comportamentos semelhantes aos dos alunos descritos neste livro. Não estagiei numa escola considerada "problemática" mas os "incidentes" vão acontecendo.

 

Aconselho esta leitura, pois dá que pensar....

 


Se o desejar comprar online visite: http://loja.campo-letras.pt/prod_details.php?categid=93&productid=643

publicado por Diana Oliveira às 22:38
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
16
17
18
19
20
21
22
24
28
29
30
31
arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
Songs

musicas blog
+ Songs
Posts mais comentados
4 comentários
4 comentários
3 comentários
últ. comentários
Como os alunos de hoje em dia são "nativos digitai...
É praticamente impossível criar um sistema impenet...
E não existe, em informática, sistemas infaliveis ...
LOL....Pena que não se possa vê-los a jogar também...
Vou experimentar misturar a minha cara com a do Br...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Conversas...
Visitantes

contador gratis
N.º de visitas