E-portefólio pessoal
26 de Julho de 2009

Albrecht Beutelspacher, o idealizador do museu de matemáticaO Mathematikum é um museu interactivo da Matemática localizado na Alemanha. Quem o visita tem a oportunidade de fazer variadas experiência aprendendo Matemática ao mesmo tempo que se diverte. Albrecht Beutelspacher (na figura ao lado) é Professor de Geometria e de Matemática Discreta na Universidade de Giessen (em Hesse, Alemanha) e é o  idealizador e director deste museu.

 

 

"Para o idealizador do projeto, o problema das aulas de matemática é que os alunos não conseguem reconhecer a importância da matéria para sua vida cotidiana. Quem se lembra, ao decorar fórmulas incompreensíveis, que os celulares, os CDs e a previsão do tempo seriam impossíveis sem a matemática?

Beutelspacher não quer ensinar e sim levar as pessoas a experiências fascinantes com a matéria que geralmente é considerada um bicho de sete cabeças. Quer que os visitantes saiam da exposição aptos a reconhecerem à sua volta estruturas como as seqüências infinitas ou simetrias.

Conceitos do tipo "sólidos arquimedianos", "funções descontínuas", tornam-se mais facilmente compreensíveis através da apresentação lúdica. Até entender o que seja um "rombicosidodecaedro" fica mais fácil, quando ele é apresentado em forma de barraca feita de pedaços de pano triangulares, retangulares e pentagonais e que pode ser percorrida pelos visitantes." (Retirado de http://www.dw-world.de/dw/article/0,,678768,00.html)

 

Tudo indica que o Mathematikum será capaz de "dar impulsos", como pretende Beutelspacher, para que a Matemática deixe de ser considerada como o bicho de sete cabeças...

 

publicado por Diana Oliveira às 22:55
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
Songs

musicas blog
+ Songs
Posts mais comentados
4 comentários
4 comentários
3 comentários
últ. comentários
Como os alunos de hoje em dia são "nativos digitai...
É praticamente impossível criar um sistema impenet...
E não existe, em informática, sistemas infaliveis ...
LOL....Pena que não se possa vê-los a jogar também...
Vou experimentar misturar a minha cara com a do Br...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Conversas...
Visitantes

contador gratis
N.º de visitas