E-portefólio pessoal
26 de Julho de 2009

 

 

O Bookcrossing é um clube de leitura global, que atravessa não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados e lidos por outros, estabelecendo assim uma comunidade de leitura mundial.

O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.

Depois de ler um bom livro, este é registado on-line mediante da atribuição de um número de identificação. Esse

número deve ser escrito no livro ou constar de uma etiqueta que nele é colada para que a obra possa ser libertada, ou seja, colocada num determinado local para que seja encontrada por outra pessoa.

Este acto de “libertação” fica ao critério do primeiro leitor: o livro assim identificado pode ser “arrumado” numa estante da biblioteca da escola, entregue a uma pessoa amiga, “esquecido” num café, num museu, num banco de jardim….

Para além da identificação própria podem ser acrescentadas outras marcas ao livro para que mais facilmente seja notado. Quando é descoberto espera-se que quem o encontra aceda ao site do clube (http://www.bookcrossing.com). Aí introduz o BCID e deixa uma mensagem no diário do livro para que os outros membros do clube saibam o que lhe sucedeu. Aos membros do Bookcrossing é enviada uma notificação por e-mail sobre a re(descoberta) do livro. Depois, quando o bookcrosser quiser e mesmo que não tenha tido interesse em ler o livro, liberta-o para outra pessoa e o “jogo” continua…

Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 8 000 membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais.

Activos nos fóruns, listas de discussão, troca de livros, mensagens privadas, encontros e actividades várias, os bookcrossers portugueses têm à sua disposição uma variedade de formas de participar nesta comunidade.

 

Para saberes mais  visita http://www.bookcrossing.com/ e http://www.bookcrossing-portugal.com/.

publicado por Diana Oliveira às 22:17
sinto-me:
tags:
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
Songs

musicas blog
+ Songs
Posts mais comentados
4 comentários
4 comentários
3 comentários
últ. comentários
Como os alunos de hoje em dia são "nativos digitai...
É praticamente impossível criar um sistema impenet...
E não existe, em informática, sistemas infaliveis ...
LOL....Pena que não se possa vê-los a jogar também...
Vou experimentar misturar a minha cara com a do Br...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Conversas...
Visitantes

contador gratis
N.º de visitas