E-portefólio pessoal
26 de Janeiro de 2008

 

Este vídeo é o resultado de um projecto lançado no âmbito desta unidade curricular com o objectivo de através de umas pequenas filmagens e o seu posterior tratamento no Windows Movie Maker podermos expor nas nossas futuras aulas um determinado assunto aos nossos alunos. 

Este vídeo denominado "Onde está a Matemática?" descreve o dia de um aluno mostrando todos os aspectos do seu dia-a-dia relacionados com a Matemática. A posterior utilização deste vídeo terá como objectivo motivar os alunos para a Matemática, fazendo-os perceber a sua utilidade prática. No nosso entendimento este video deverá ser apresentado no inicio do ano lectivo, ao 7ºano de escolaridade, e poderá-se-á propor aos alunos, no final da sua apresentação, que reflictam e contem à turma uma parte do seu dia-a-dia onde a matemática se encontre. Contudo o vídeo também tem partes onde será interessante pará-lo para se discutir vários problemas com os alunos.

Para mim a elaboração deste vídeo foi bastante interessante visto que nos será útil no futuro, e porque nos fez aprender que, de uma forma fácil, podemos nós próprios construir ferramentas interessantes para as nossas aulas, de forma a torná-las mais motivantes para os nossos futuros alunos. Saliento porém que as nossas filmagens poderiam estar em melhor estado, mas como foi a primeira vez que filmámos não nos apercebemos de alguns pormenores que melhorariam o vídeo . Contudo, penso que está um vídeo interessante de se ver e penso que conseguimos atingir os nossos objectivos iniciais.

Agora é a vossa parte, que acham deste nosso trabalho? Caso sejam professores ou futuros professores, utilizariam-no nas vossas aulas? Em que circunstancias?

publicado por Diana Oliveira às 21:02
sinto-me:
Olá Diana:

Concordo contigo, acho que estas ferramentas são muito úteis, para além do que evidenciam um sistema de ensino "virado" para a tecnologia. Na verdade é isso que se pretende! Vivemos rodeados de novos recursos por isso temos a obrigação de os introduzir nas nossas aulas! Pelo que a elaboração de um vídeo seria concretizavél num curto prazo se eles aprendessem a trabalhar com o Windows Movie Maker. Bastaria que para isso as diferentes intenções de cada disciplina se organizassem num único sentido! Porque não propor aos alunos um projecto semelhante ao nosso?
No meu caso e apesar de ter tido I.T.I no secundário confesso-te que a maioria das coisas que sei hoje aprendi no ensino superior. E porque não antecipar estas experiências? Tenho a certeza que os alunos encarariam a escola de outra forma!
claudiaparaujo a 28 de Janeiro de 2008 às 22:45
Olá . Acho essa ideia muito interessante . Até acho que a disciplina de Área Projecto deveria ter um papel essencial nessa aprendizagem.
bj
Diana Oliveira a 29 de Janeiro de 2008 às 11:39
Aí está uma boa forma de mostrar aos alunos que a Matemática se encontra no dia-a-dia, nos mais pequenos pormenores... Acho que vídeos como estes são óptimas iniciativas para ajudar os alunos a deixarem de lado a famosa ideia de que a Matemática é um "bicho papão", impossível de se compreender. Os alunos motivados aprendem com muita mais facilidade e gosto pelo que estão a fazer... Tenho pena de não ter tido oportunidade de, durante a minha formação como professora, aprender a manusear ferramentas tão importantes como o Windows Movie Maker. Mesmo assim, estamos sempre a aprender :)
Sara Ramos a 30 de Janeiro de 2008 às 13:05
Olá Sara:)
Concordo contigo, este tipo de aprendizagens são muito importantes na nossa formação. No entanto, sabendo que não tiveste oportunidade de trabalhar com este programa, lanço-te o desafio: tenta fazer um vídeo ! É fácil e poderá vir a ser útil para o teu futuro profissional.
NOTA: Vê o meu post sobre o Windows Movie Maker e encontrarás lá dicas para a sua utilização.

Boa sorte e depois conta-me a tua experiência
Diana Oliveira a 30 de Janeiro de 2008 às 14:21
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
24
25
27
30
31
arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D

2008:

 J F M A M J J A S O N D

2007:

 J F M A M J J A S O N D

RSS
Posts mais comentados
4 comentários
4 comentários
3 comentários
últ. comentários
Como os alunos de hoje em dia são "nativos digitai...
É praticamente impossível criar um sistema impenet...
E não existe, em informática, sistemas infaliveis ...
LOL....Pena que não se possa vê-los a jogar também...
Vou experimentar misturar a minha cara com a do Br...
mais sobre mim
pesquisar neste blog